top of page

GRAFITE E PICHAÇÃO

pichação

substantivo feminino

  1. ato ou efeito de pichar; pichamento.

  2. fig. infrm. crítica a alguém ou a algo, esp. a malévola.

 

grafite1

substantivo feminino

1.

miner quím f. não pref. de GRAFITA.

2.

fino bastão de grafita que serve para escrever, existente dentro dos lápis ou separado, ajustável às lapiseiras; mina.

"g. dura"

Entre as definições acima, vemos as que temos a definição de grafite e de pichação, sendo que na de pichação, temos uma definição muito exata do que achamos que seja:

2. fig. infrm. crítica a alguém ou a algo, esp. a malévola.

 

Ou seja a definição de acordo com um dicionário é que as pichações são coisas nefastas da nossa cidade que necessariamente criticam algo, ou espalham pensamentos ruins, como racismo, machismo e outros preconceitos.

Entretanto, temos que pensar em duas situações. Uma delas é um muro completamente riscado, com palavras grosseiras ou algo identificável. Agora,  a outra situação, é uma parede pintada, colorida, com vários desenhos inspiradores. Podemos dividir essas duas situações em PIXAÇÃO PICHAÇÃO.

Outra coisa é que muitos grafiteiros famosos hoje em dia (Os Gêmeos, Edgar Mueller, Arys) começaram sua carreira praticando pichações. E hoje são pessoas extremamente comentadas e respeitadas, tanto pela mídia quanto por nós mesmos. A questão é: se eles fizeram já fizeram atos ilegais, nosso respeito não deveria se mostrar também a pichadores de rua hoje? 

E é isso que move nosso site, pois vemos tantas artes urbanas lindas espalhadas por São Paulo e após alguns dias, vemos cenas como esta cada vez mais:

A nossa missão é diferenciar esses dois conceitos e mostrar as pessoas as artes urbanas anônimas espalhadas por São Paulo.

Aqui, temos alguns vídeos que discutem sobre o nosso tema. Vale a pena dar uma olhada:

bottom of page